Seguidores

domingo, 19 de abril de 2015

As palavras de Freud

Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é o que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer.
- Freud em "As palavras de Freud".
 Tente. 


" Tente outro dia. Tente outro corte de cabelo. Tente outra música. Outro filme. Uma nova sobremesa. Tente outra porta. Uma nova janela. Uma saída estratégica. Um novo passo de dança. Um vestido diferente. Uma palavra mais branda. Uma rua nova. Tente uma voz mais cristalina. Continue tentando uma loucura diferente. Um abraço mais caloroso. Outra verdade. Outra ideia. Outro plano. Outro caminho. Outro conceito. Outra esquisitice. Outro edredom. Outro charme. Outra intenção. Outro antídoto. Outra dor. Outro amor. E arrependa-se apenas de não ter tentado."


                                                                                                   
Ita Portugal

Cultivando a paz

Uma das formas de mantermos os caminhos abertos é cultivarmos a paz com as pessoas que nos cercam, pois todas as pessoas são recursos para darmos continuidade em nossas vidas.
onflito, se tornando isolamento e perda dos laços afetivos.

Perceber a natureza e o comportamento de cada ser humano é uma arte que devemos praticar todos os dias, controlando nossa impulsividade e buscando ver as necessidades e intenções da outra pessoa.

Cultivar a paz não é concordar com todos ou evitar ofendê-los. O cultivo começa no entendimento das consequências de cada ação tomada.

Reflitam sobre a consequência antes do ato acontecer ou finalizar. Isso evita alguns desastres e ainda desenvolve a prudência.

Manter a polidez, ter respeito pelo que lhe é oferecido, buscar a elegância e a cultura, são complementos para o cultivo da paz.

Lembre-se que oferecer um bom exemplo é melhor do que gritos e reprovações.


Hamilton (Mestre Regente da Sociedade Taoista do Brasil)